Goiás tem o melhor índice de perdas de água do Brasil; aponta levantamento
Estudo comparou os litros de água disponibilizados pelos prestadores de serviços pela quantidade utilizada pelos consumidores
Um levantamento divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis) de 2021, mostra que Goiás foi o estado com o melhor índice de perdas de água do Brasil.
O estudo comparou os litros de água disponibilizados pelos prestadores de serviços pela quantidade utilizada pelos consumidores.
De acordo com o diagnóstico, a média alcançada em Goiás foi de 28,5% – ou seja, a cada 100 litros de água disponíveis, 71,5 são utilizados pelos consumidores – sendo o único estado do Brasil a atingir um índice abaixo de 30%.
Se comparado à média nacional, o número chega a ser ainda mais notório. Segundo os dados, o índice de perdas no Brasil foi de 40,3% – o que significa que apenas 59,7 litros são contabilizados como utilizados.
De acordo com o estudo, a situação pode estar relacionada à perda aparente, quando a água consumida não é cobrada devido a ligações clandestinas e falta de calibragem nos hidrômetros, e perda causada por vazamentos.