Cinco pessoas da mesma família poderão utilizar coletivo de Goiânia pagando R$ 4,30; veja como funciona

Inscrição no Cartão Família pode ser realizada pelo membro familiar responsável por meio do site do Sitpass

Isabella Valverde Isabella Valverde -
transporte público de Goiânia
Ônibus do transporte público de Goiânia. (Foto: RMTC)

A Prefeitura de Goiânia lançou nesta sexta-feira (10) o Cartão Família, benefício social que permite que até cinco pessoas do mesmo núcleo familiar utilizem o transporte público, aos finais de semana e feriados, pagando somente uma única passagem no valor de R$ 4,30.

As regras do programa definem que o membro familiar responsável deverá realizar o cadastro, podendo incluir no plano os demais integrantes, com idade mínima de cinco anos.

Segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), o cartão principal não será personalizado, no entanto, haverá personalização para o restante dos passaportes.

Em uma mesma viagem, o cartão principal deverá ser utilizado primeiro, mas também é possível que os demais membros do núcleo familiar utilizem o transporte público sem a presença do responsável, desde que se atentem a levar o passaporte correto.

Vale ressaltar que as fichas são disponibilizadas para uso exclusivo dos familiares cadastrados, sendo assim, não é permitido emprestá-las para terceiros.

Caso o cartão seja utilizado indevidamente, ele poderá ser bloqueado por um mês. Se o erro persistir, o prazo será prorrogado para seis meses, não havendo prejuízo de outras combinações legais e normativas aplicáveis.

A fiscalização será realizada por meio de biometria facial, além de também haver uma rigorosa checagem na utilização das fichas.

Cada cartão pode ser utilizado pela família até quatro vezes por dia, sendo antes necessário recarregar em qualquer ponto de venda Sitpass, bilheterias dos terminais, ou em máquinas de autoatendimento.

Como aderir 

A inscrição no Cartão Família pode ser realizada pelo membro familiar responsável por meio do site do Sitpass, sendo necessário informar o nome completo, nome da mãe, data de nascimento, CPF e endereço de todos os demais membros que ficarão vinculados ao cartão principal.

A primeira via é gratuita e será entregue no local escolhido no momento do cadastro, tendo como opções todos os terminais da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) ou então a Loja Sitpass, localizada na Rua 4, no Parthenon Center, no Centro de Goiânia.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.