Investimento de quase R$ 3 bilhões em município goiano criará mais empregos do que a população total

Número de vagas anunciadas é quase o dobro do número de habitantes. Projeto deve ser construído em dois anos

Thiago Alonso Thiago Alonso -
Unidade goiana da Aclara Resources deve ser construída em aproximadamente dois anos. (Foto: Reprodução/Aclara Resources)
Unidade goiana da Aclara Resources deve ser construída em aproximadamente dois anos. (Foto: Reprodução/Aclara Resources)

A mineradora Aclara Resources fechou, nesta quinta-feira (15), um novo acordo com o Governo de Goiás, que deve movimentar a economia e o mercado de trabalho do estado.

Isso porque a empresa, focada na extração de terras raras, deve incorporar mais de 5,7 mil vagas de emprego diretas e indiretas no município de Nova Roma, localizado no Nordeste goiano.

O número, que por si só já impressiona, se torna ainda mais curioso ao se analisar a população total da cidade, que possui 3.076 habitantes, conforme apontou o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ou seja, as novas vagas devem ultrapassar o total da população local, sendo necessário que pessoas de outros municípios trabalhem na mineradora, gerando migrações dentro do próprio estado.

Para isso, serão aplicados mais de R$ 2,8 bilhões no empreendimento, que deve ser construído dentro de dois anos — período em que a geração de empregos já começará.

Durante a instalação, serão realizadas parcerias com instituições de ensino para formar e qualificar mão de obra local.

Dessa forma, a produção deve começar cerca de cinco anos após a finalização das obras.

Projeto

Durante a reunião com o governador Ronaldo Caiado e o vice-governador Daniel Vilela, Ramón Gino Barúa Costa, CEO da Aclara Resources, prometeu introduzir um modelo de trabalho sustentável.

A mineradora se comprometeu a não utilizar explosivos ou resíduos líquidos, assim como barragens de rejeitos.

Além disso, o empreendimento também deve reaproveitar cerca de 95% da água utilizada.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade