Conheça Vitor, estudante anapolino aprovado nas universidades de Harvard e Columbia

Jovem de 18 anos coleciona conquistas pessoais e, agora, acadêmicas

Thiago Alonso Thiago Alonso -
Conheça Vitor, estudante anapolino aprovado nas universidades de Harvard e Columbia
Vitor de Oliveria Cezário de 18 anos. (Foto: Divulgação/Colégio Arena)

Com apenas 18 anos, o estudante anapolino Vitor de Oliveria Cezário conquistou um feito histórico, ao ser um dos primeiros goianos aprovados na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Disputando com mais de 60 mil candidatos internacionais, o jovem foi um dos quatro brasileiros a garantir a cobiçada passagem para a instituição, que é uma das mais prestigiadas do mundo.

Não o suficiente, Vitor também conseguiu aprovações em outras instituições de renome nos EUA, como as universidades de Columbia, University of Pennsylvania (UPenn), Georgia Tech, UT Austin, Duke Kunshan, Purdue e University of Wisconsin–Madison.

Ele também foi aceito no programa M&T (Management & Technology) da UPenn, que integra engenharia e negócios, e como Egleston Scholar em Columbia, honra acadêmica oferecida a menos de 1% dos candidatos à engenharia.

No Brasil, o estudante foi o 1º colocado no curso de Engenharia Mecânica da Universidade de São Paulo (USP) e 1º lugar em Engenharia da Computação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de outras admissões no Instituto Militar de Engenharia (IME) e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Realizado com as aprovações, em especial a de Harvard, Vitor encara a conquista como uma grande porta para o Brasil, em especial para os jovens de cidades interioranas, como ele.

“Ser um dos quatro brasileiros em Harvard e um dos primeiros goianos a conseguir isso é muito mais que uma conquista pessoal. É um sinal de que o Brasil tem um potencial enorme, e que jovens do interior podem, sim, chegar aonde quiserem — com apoio, dedicação e paixão”, declarou, animado.

Outras conquistas

Além de ser aprovado em diversas universidades, Vitor acumula conquistas pessoais, se destacando em competições de debate no Brasil e no exterior.

Nascido e criado em Anápolis, ele decidiu buscar novos desafios ao se mudar sozinho para Goiânia aos 15 anos, onde cursou o ensino médio em um colégio particular da capital.

Em 2023, o estudante foi selecionado para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Debate Escolar, realizado no Vietnã. De volta ao país, mergulhou em ainda mais competições, se consagrando campeão do Prêmio Castro Alves e do Open Brasil Universitário.

Um dos maiores reconhecimentos da precoce carreira de Vitor veio em 2024, quando foi convidado a integrar a organização do Campeonato Nacional de Debates Escolares (CNDE ’24), atuando inclusive na final do torneio.

No mesmo ano, o jovem fez história como o primeiro brasileiro a se destacar no Praga Debates Spring, vencendo quatro debates e sendo eleito o quarto melhor debatedor em língua estrangeira. Pouco depois, competiu em mais um mundial, desta vez na República Tcheca.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo online e em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade