Governo de Goiás revela o que fará com prédio histórico ‘abandonado’ em Goiânia

Tradicional edifício da capital está fora de uso desde 2019, após intervenção do Corpo de Bombeiros

Thiago Alonso Thiago Alonso -
Prédio histórico será revitalizado. (Foto: Divulgação/Secult Goiás)
Prédio histórico será revitalizado. (Foto: Divulgação/Secult Goiás)

O Governo de Goiás anunciou mais uma etapa das obras de restauração nos edifícios públicos do estado, revelando o que fará com um antigo prédio histórico ‘abandonado’ na Praça Cívica, em Goiânia.

O local, construído em 1936 e inaugurado em 1942, já abrigou o antigo Fórum e a antiga Procuradoria-Geral do Estado (PGE), e é um dos maiores exemplares da arquitetura art déco de Goiás. Agora, deve se tornar um centro cultural.

Ao todo, serão investidos R$ 4,9 milhões para a restauração, valor proveniente do Tesouro Estadual e que será aplicado na requalificação completa do espaço.

Prédio histórico está desocupado desde 2019. (Foto: Divulgação/Secult Goiás)

Prédio histórico está desocupado desde 2019. (Foto: Divulgação/Secult Goiás)

Desocupação

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Estado de Goiás, o edifício está desocupado desde janeiro de 2019, após laudos do Corpo de Bombeiros apontarem riscos de incêndio devido ao estado de conservação comprometido.

A expectativa é que todo o prédio histórico seja revitalizado, com obras sendo realizadas desde a fachada, até serviços de reforço das fundações e estruturas, substituição da cobertura, implantação de nova rede hidrossanitária e revisão completa das instalações elétricas, hidráulicas e de prevenção contra incêndio.

O Governo de Goiás também planeja realizar adaptações voltadas à acessibilidade, com a construção de sanitários acessíveis a pessoas com deficiência (PcD) e a execução de uma rampa de acesso na entrada principal.

No térreo, o edifício abrigará salas de exposições permanentes e temporárias que se integrarão ao Museu da Imagem e do Som (MIS), a fim de valorizar o patrimônio cultural e artístico goiano.

O segundo andar, por sua vez, será reservado para a ocupação administrativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), preservando o institucional junto às características marcantes da arquitetura art déco no prédio histórico.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade