Cliente de Goiânia que teve que pagar quase R$ 20 mil após levar carro para troca de pneus receberá indenização
Consumidora não autorizou nenhum outro serviço, mas se deparou com uma longa lista de consertos ao voltar à oficina
A Justiça decidiu que uma moradora de Goiânia receberá indenização por danos morais e materiais após levar o carro para trocar dois pneus, mas sair com uma cobrança de R$ 18,4 mil.
A consumidora foi até a oficina com uma única solicitação, e não teve mais nenhum contato com o estabelecimento até voltar para buscar o automóvel, algumas horas depois.
Ao retornar, no entanto, se deparou com a surpresa: diversos outros serviços tinham sido realizados, e algumas peças haviam sido trocadas – tudo sem o consentimento ou mero conhecimento dela.
Caster, desempeno da coluna dianteira, cambagem traseira, alinhamento traseiro, ajuste da caixa de direção, desempeno de roda e brunimento do pistão compunham a lista.
Ao questionar o ocorrido, a cliente ouviu que o carro ficaria retido caso não pagasse integralmente o valor cobrado, segundo o site especializado Rota Jurídica.
Ela, então, realizou o pagamento por meio do cartão de crédito e foi até uma delegacia para registrar a ocorrência.
O caso foi parar na Justiça, e o magistrado Vanderlei Caires Pinheiro, do 6º Juizado Especial Cível de Goiânia, decidiu que a consumidora deverá receber R$ 6 mil por danos morais e R$ 17.192 por danos materiais.
O juiz considerou que as duas lojas de pneus envolvidas não conseguiram provar que os serviços cobrados haviam sido solicitados e previamente autorizados, nem que eram necessários ou que as peças eram novas e com preços justos.
A assinatura da mulher, por exemplo, havia sido coletada no momento de retirada do veículo, quando tudo já havia sido feito e ela tentava recuperar o carro.
Um laudo técnico também apontou o superfaturamento de peças. Um terminal de direção, por exemplo, foi adquirido a R$ 65 e revendido a R$ 589, o que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) configura como prática abusiva.
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