Saneago aponta “captação clandestina em plantação de tomate” como uma das causas da falta de água em Anápolis

Companhia também destacou que a longa estiagem enfrentada no estado contribuiu para o cenário

Thiago Alonso Thiago Alonso -
Saneago
Unidade da Saneago. (Foto: Reprodução)

Após diversas denúncias de moradores relatando falta de água em vários pontos de Anápolis, nesta terça-feira (08), a Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago) divulgou uma nota explicando o motivo da paralisação do fornecimento no município.

No comunicado enviado ao Portal 6, a empresa pública afirmou que obras de vistoria foram realizadas no Ribeirão Piancó, responsável pelo abastecimento público da cidade, ocasionando a suspensão das atividades.

Segundo a companhia, as intervenções foram realizadas após identificar usos irregulares de água, atrapalhando a captação do manancial, diminuindo a vazão e, consequentemente, a distribuição para a população.

Captação no Piancó, um dos manaciais de Anápolis. (Foto: Reprodução)

A Saneago ainda afirmou que um dos principais problemas identificados foi uma captação clandestina em uma irrigação de plantio de tomate em Abadiânia, município a 25 km de Anápolis.

No local, foram encontradas bombas e tubulação de grande porte, sendo que em alguns desses materiais também haviam pontos de vazamento, causando desperdício — além da coleta irregular já constatada.

Diante disso, o caso foi repassado para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), que enviou uma equipe de fiscalização para o endereço, a fim de realizar o lacre das bombas e assim retornar o abastecimento para os anapolinos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade