Prefeito de Goiânia se pronuncia após polêmica envolvendo ‘festinhas’ em parques

Pronunciamento vem logo após vídeo que mostra fiscal da Prefeitura acabando com comemoração em família

Davi Galvão Davi Galvão -
Prefeito Sandro Mabel utilizou as redes sociais para criticar trechos da lei. (Foto: Redes Sociais)
Prefeito Sandro Mabel utilizou as redes sociais para criticar trechos da lei. (Foto: Redes Sociais)

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), utilizou as redes sociais para expressar o descontentamento com uma lei municipal de Goiânia que prevê o pagamento de uma taxa para a realização de eventos como piqueniques e aniversários em espaços públicos.

O pronunciamento vem logo após um vídeo viralizar no qual uma família que realizava uma pequena comemoração no Parque Flamboyant ser barrada por fiscais da Prefeitura, que exigiram o desmonte das estruturas fixadas por falta de autorização prévia.

Nas imagens, o prefeito disse ter ficado indignado ao saber da notícia e mais ainda ao perceber que realmente se tratava de uma lei.

“É uma lei de 2021, essa lei não sei quem criou ela, mas eu entendo que parque é lugar de fazer piquenique, passear. Uma família, 10 pessoas, é muito pouca gente pra ter que tirar uma taxa”, disse.

O dispositivo legal ao qual o mandatário se refere, se trata da lei complementar nº 344, de 30 de setembro de 2021, sancionada pelo ex-prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

Além de taxas que variam a depender do tamanho do evento, o texto também estipula que eventos com mais de 10 pessoas em parques públicos precisam ser autorizados pela Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic). Em caso de descumprimento, a multa pode chegar a até R$ 200 mil, dependendo da dimensão do evento.

O prefeito ainda pontuou que não se opõe às taxas em casos de eventos de maior porte, dado os gastos inerentes a estrutura e segurança, mas que a cobrança em encontros familiares é inviável e será alvo de mudanças “em breve”.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiânia!

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade