Condomínio Aldeia do Vale ultrapassa fronteira e poderá receber visitantes em Rota do Vinho
Ideia é que o futuro residencial seja aberto ao público, com uma adega de vinhos internacionais com destaque aos mexicanos


Ante ao sucesso e prestígio do Condomínio Aldeia do Vale em Goiânia, o Grupo Tropical está com planos de expansão ousados e que tem até cor, cheiro e um leve teor alcoólico que balança o coração dos amantes de vinho.
Isso porque, no novo empreendimento que deve chegar em Brasília, em uma área de 11 milhões de metros quadrados e a 40 minutos da Esplanada, um dos atrativos é justamente proporcionar aos moradores e visitantes uma “vinícola particular”, basicamente no quintal das residências.
A proposta ainda está nas fases finais de estudos e aprovações, com o Aldeia do Vale da capital federal sequer tendo sido oficialmente lançado, mas a iniciativa já é debatida há cerca de uma década.
Tanto é que na última semana, em uma reunião que contou com a presença do embaixador interino do México no Brasil, Alejandro Ramos Cardoso, foi formalizada a parceria entre os dois países para a construção do empreendimento.
O acordo foi assinado Assinado entre o Grupo Tropical, Raiz Urbana Desenvolvimento Imobiliário, Família Itabaiana, Câmara de Comércio Brasil-México (Camebra) e chancelado pela Embaixada do México no Brasil.
A ideia é que o futuro residencial seja uma rota do vinho aberta ao público, com uma adega de vinhos internacionais, com destaque para os mexicanos. Vale destacar que o relevo e altitude da área escolhida também são propícios para o plantio de vinhedos.
Além disso, a proposta também visa trazer elementos da cultura, gastronomia e arquitetura mexicana para o projeto.
Com relação ao condomínio em si, já se sabe que será cerca de três vezes maior do que o de Goiânia, mas está sendo projetado com os mesmos princípios de sustentabilidade ambiental.
O vinho mexicano
Embora ao tratar de vinhos seja natural logo pensar em França, Itália ou Chile, pouca gente sabe, mas a vinícola mais antiga em operação nas Américas está localizada no México.
Trata-se da Casa Madero, fundada em 1597 com o nome de Bodega San Lorenzo, que recebeu do Rei Felipe II da Espanha uma concessão de terras no Valle de Parras, no estado de Coahuila
O setor de vinhos no país cresceu de forma expressiva nos últimos anos. De acordo com a Wines & Vines Analytics, o número de vinícolas mexicanas passou de 100 para 400 entre 2012 e 2022 — um salto significativo em apenas uma década.