Condomínio Aldeia do Vale ultrapassa fronteira e poderá receber visitantes em Rota do Vinho

Ideia é que o futuro residencial seja aberto ao público, com uma adega de vinhos internacionais com destaque aos mexicanos

Davi Galvão Davi Galvão -
Área escolhida para o empreendimento é ideal para plantio de vinhedos. (Foto: Divulgação) vinho
Área escolhida para o empreendimento é ideal para plantio de vinhedos. (Foto: Divulgação)

Ante ao sucesso e prestígio do Condomínio Aldeia do Vale em Goiânia, o Grupo Tropical está com planos de expansão ousados e que tem até cor, cheiro e um leve teor alcoólico que balança o coração dos amantes de vinho.

Isso porque, no novo empreendimento que deve chegar em Brasília, em uma área de 11 milhões de metros quadrados e a 40 minutos da Esplanada, um dos atrativos é justamente proporcionar aos moradores e visitantes uma “vinícola particular”, basicamente no quintal das residências.

A proposta ainda está nas fases finais de estudos e aprovações, com o Aldeia do Vale da capital federal sequer tendo sido oficialmente lançado, mas a iniciativa já é debatida há cerca de uma década.

Tanto é que na última semana, em uma reunião que contou com a presença do embaixador interino do México no Brasil, Alejandro Ramos Cardoso, foi formalizada a parceria entre os dois países para a construção do empreendimento.

O acordo foi assinado Assinado entre o Grupo Tropical, Raiz Urbana Desenvolvimento Imobiliário, Família Itabaiana, Câmara de Comércio Brasil-México (Camebra) e chancelado pela Embaixada do México no Brasil.

A ideia é que o futuro residencial seja uma rota do vinho aberta ao público, com uma adega de vinhos internacionais, com destaque para os mexicanos. Vale destacar que o relevo e altitude da área escolhida também são propícios para o plantio de vinhedos.

Além disso, a proposta também visa trazer elementos da cultura, gastronomia e arquitetura mexicana para o projeto.

Com relação ao condomínio em si, já se sabe que será cerca de três vezes maior do que o de Goiânia, mas está sendo projetado com os mesmos princípios de sustentabilidade ambiental.

O vinho mexicano

Embora ao tratar de vinhos seja natural logo pensar em França, Itália ou Chile, pouca gente sabe, mas a vinícola mais antiga em operação nas Américas está localizada no México.

Trata-se da Casa Madero, fundada em 1597 com o nome de Bodega San Lorenzo, que recebeu do Rei Felipe II da Espanha uma concessão de terras no Valle de Parras, no estado de Coahuila

O setor de vinhos no país cresceu de forma expressiva nos últimos anos. De acordo com a Wines & Vines Analytics, o número de vinícolas mexicanas passou de 100 para 400 entre 2012 e 2022 — um salto significativo em apenas uma década.

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade