Prefeitura de Goiânia regulamenta uso do celular ao volante e mira motoristas de aplicativo; veja como evitar multas

De forma geral, o uso de dispositivos móveis com o veículo em movimento seguem proibidas, mas há flexibilidade

Davi Galvão Davi Galvão -
Novo sistema de videomonitoramento foi implementado em diversos pontos da capital e é capaz de flagrar motoristas utilizando o celular. (Foto: Divulgação)
Novo sistema de videomonitoramento foi implementado em diversos pontos da capital e é capaz de flagrar motoristas utilizando o celular. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Goiânia anunciou que irá regulamentar o uso do celular no trânsito da capital, em uma medida que afeta principalmente motoristas de aplicativo, taxistas e mototaxistas. O prefeito Sandro Mabel (UB), apontou que será delimitado o que é estritamente proibido, bem como ações que seriam permitidas.

“Não pode digitar ou ficar mexendo no celular com o carro em movimento. Mas vamos autorizar o uso do suporte. Pode colocar o GPS, usar o viva-voz. Só não pode estar com o celular na mão ou no colo. Isso é perigoso e vai continuar sendo motivo de multa”, afirmou.

As declarações vêm poucos meses após a implementação de um novo sistema de videomonitoramento na capital, que permite aos agentes de fiscalização de trânsito visualizarem infrações cometidas no interior dos veículos, como o uso do celular, por exemplo.

Essa novidade pegou de surpresa vários motoristas de aplicativo, como revelado à época pelo representante da classe em Goiânia, Miguel Veloso, que destacou o receio dos profissionais em não saberem ao certo quais ações seriam penalizadas.

Segundo o prefeito, a regulamentação acompanha alterações no sistema viário da cidade, como o alargamento da Marginal Botafogo, que passará a ter três faixas.

“Essas novas pistas vão exigir ainda mais atenção. Por isso, não é o momento de ficar com o celular na mão”, completou.

O que pode e o que não pode

O texto com as normas será publicado nos próximos dias por meio de circular. A proposta autoriza o uso de suportes fixos para celulares, desde que não haja manuseio do aparelho durante a condução. As regras valem especialmente para motoristas de aplicativo, taxistas e mototaxistas, que utilizam o celular para aceitar chamadas ou consultar rotas.

Entre as práticas liberadas estão o uso de aplicativos de navegação com o aparelho preso ao painel, viva-voz ou fone em apenas um ouvido, a interação com o aparelho somente com o veículo parado em local seguro e autorizado, e o aceite de corridas ou entregas com toques rápidos no celular fixado, sem manuseio contínuo.

Por outro lado, seguem proibidas condutas como manusear o celular com as mãos durante a direção, digitar, usar redes sociais, assistir a vídeos, tirar fotos ou interagir com o aparelho fora do suporte. Mototaxistas também não poderão usar fones em ambos os ouvidos nem operar o celular enquanto pilotam.

O anúncio que delimita as medidas consideradas puníveis entra em sintonia com o que já havia sido afirmado ao Portal 6 pelo Secretário de Engenharia de Trânsito de Goiânia (SET), Tarcísio de Abreu, à época da instalação do novo sistema de videomonitoramento.

Vale destacar que administração pública também pontuou que as autuações serão feitas por agentes humanos e não por sistemas de Inteligência Artificial.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiânia!

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade