6 dicas práticas para economizar gás de cozinha
Desde o uso correto de panelas até a manutenção dos equipamentos, hábitos simples fazem toda a diferença


Com a alta dos preços, economizar gás de cozinha tem se tornado uma prioridade em muitos lares brasileiros.
Mesmo sem abrir mão de refeições caseiras e bem preparadas, é possível reduzir significativamente o consumo de gás adotando hábitos simples e eficazes na rotina da cozinha.
Desde o uso correto de panelas até a manutenção dos equipamentos, cada detalhe conta quando o objetivo é poupar. Veja algumas dicas que podem fazer a diferença no seu bolso.
6 dicas práticas para economizar gás de cozinha
1. Mantenha botijão e mangueiras em bom estado
Um dos principais cuidados para evitar desperdícios é garantir que o botijão de gás e suas conexões estejam em perfeitas condições.
Por isso, é importante sempre verificar se há sinais de deterioração nas mangueiras e usar o teste com água e sabão para identificar possíveis vazamentos: se surgirem bolhas, é sinal de que há fuga.
2. Use panelas de pressão com mais frequência
A panela de pressão é uma grande aliada na economia de gás, afinal, por cozinhar os alimentos mais rapidamente, ela reduz o tempo de uso do fogão.
Carnes mais duras, grãos como feijão, lentilha e grão-de-bico, além de raízes como mandioca, podem ser preparados em menos tempo e com maior eficiência.
3. Tampe as panelas
Cozinhar com as panelas tampadas faz toda a diferença, pois esse detalhe ajuda a concentrar o calor e o vapor no interior da panela, o que acelera o cozimento dos alimentos.
Isso significa que você poderá usar o fogo por menos tempo, o que, a longo prazo, representa uma boa economia de gás.
4. Cozinhe pedaços menores
Cortar carnes, vegetais e outros ingredientes em pedaços menores não só facilita o cozimento como garante uma cocção mais rápida e uniforme.
Dessa forma, o tempo no fogo é reduzido e você ainda obtém um resultado mais saboroso e bem cozido.
5. Evite abrir o forno
Sempre que você abre o forno durante o preparo de uma receita, uma parte significativa do calor interno se perde, obrigando o equipamento a trabalhar mais para recuperar a temperatura ideal.
Isso resulta em maior consumo de gás, por isso, é recomendável usar a luz interna e o visor do forno para acompanhar o processo,
6. Limpe o fogão com frequência
Por fim, com o tempo, é comum que resíduos de gordura e alimentos obstruam os queimadores do fogão, comprometendo a eficiência da chama.
Quando a chama está amarelada ou alaranjada, isso indica que a queima do gás está incompleta — ou seja, está sendo desperdiçado. Assim, faça a limpeza e manutenção regular do equipamento.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as notícias e curiosidades!