Motorista que invadiu Flamboyant Shopping disse que queria “passear de carro”, diz PC
Agora, Gilberto Ribeiro Gonçalves deve responder por pelo menos quatro crimes


Gilberto Ribeiro Gonçalves, de 51 anos, estava em surto psicótico e decidiu “ir passear de carro” ao invadir o Flamboyant Shopping, nesta segunda-feira (21), apontou a Polícia Civil (PC).
Segundo o delegado Rilmo Braga, titular da Central de Flagrantes e Pronto Atendimento ao Cidadão, responsável pelo inquérito, o próprio advogado do homem — que também é irmão dele — o representou na delegacia.
De acordo com a defesa, o suspeito é diagnosticado com esquizofrenia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e bipolaridade, mas estava sem tomar os medicamentos e por isso sofreu um surto psicótico.
Câmeras de segurança registraram quando ele adentrou ao shopping com o carro, por volta das 20h30, pela entrada do Garden — próximo ao Empório Piquiras.
Já na parte interna, Gilberto transitou por cerca de 50 metros, danificando estruturas e passando por um quiosque. Dois funcionários precisaram pular para não serem atingidos.
Durante todo o trajeto, um policial militar que estava de folga correu atrás do carro, dando voz de parada para o homem, que diversas vezes desobedeceu, vindo a parar somente quando bateu em uma pilastra.
Capturado
Com ajuda dos seguranças do Flamboyant Shopping, ele foi capturado e detido até a chegada da Polícia Militar (PM), que se dirigiu ao endereço menos de 5 minutos depois.
Conversando com policiais, Gilberto — que apresentava nervosismo e tremia muito — contou tranquilamente que havia ido ao centro comercial para “passear” e por isso adentrou ao local de carro.
Ele também negou ter utilizado substâncias ou ter consumido bebida alcoólica — fato confirmado pelo teste do bafômetro, que não constatou presença de álcool. Junto a ele, também foi encontrada uma faca, que o próprio disse “não saber” em que usaria.
Já na delegacia e sob presença do advogado, o homem permaneceu em silêncio durante o interrogatório formal. Apesar disso, ele foi autuado pelos delitos de causar perigo para a vida, dano qualificado e infração de trânsito por velocidade.
A Polícia Civil (PC) também estuda adicionar ao inquérito o crime de tentativa de homicídio, por tentar atropelar os funcionários do quiosque do Flamboyant Shopping, além de analisar a sanidade mental dele.
Gilberto Ribeiro Gonçalves passará por uma audiência na tarde desta terça-feira (22), que deve determinar se ele continuará preso ou não.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiânia!