Anápolis pode dobrar a população em apenas 11 anos, aponta pesquisa do Sinduscon
Cidade recebeu 17 mil novos moradores entre 2023 e 2025, se destacando como destino para migrantes

Terceira maior cidade de Goiás, Anápolis tem se destacado como destino para migrantes. A expansão é inegável: o município recebeu quase 17 mil novos moradores em um intervalo de apenas dois anos, entre 2023 e 2025.
É o que aponta a pesquisa do Sindicato das Indústrias, da Construção e do Mobiliário (Sinduscon) Anápolis, coordenada pelo Instituto Prospecta. Os dados mostram que a taxa de crescimento é de aproximadamente 5.833 pessoas por ano.
Se os números continuarem seguindo essa tendência, o município pode dobrar a população em apenas 11 anos, como aponta o presidente do Sinduscon Anápolis, Luiz Antônio Rosa.
Ele afirma: “Anápolis não é mais uma cidade do interior; temos um potencial econômico e mercadológico para ser uma cidade de destaque no estado”.
Com isso, a “Manchester goiana” contribui para o cenário que já vinha se desenhando em Goiás – que já se consolidou como o segundo estado no país que mais recebe migrantes.
Anteriormente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) havia provado que 28,82% da população goiana é originária de outros estados. Na prática, isso representa 2 milhões de habitantes que resolveram se fixar por aqui.
Leia também
- População goiana é uma das que mais cresce no Brasil, diz estudo do IBGE
- Delegada da Força-Tarefa de Proteção à Mulher em Anápolis assumirá mandato de deputada
- Empresas de Senador Canedo são alvo de operação contra esquema do PCC que fraudava combustíveis
- Veja o que já se sabe sobre novo concurso público que será lançado pelo TJGO
Foram 186.827 novos residentes entre 2017 e 2022, vindos principalmente do Distrito Federal, de Minas Gerais e do Maranhão.
Nesse contexto, Anápolis está entre as 10 cidades que mais cresceram em Goiás. A taxa chega a 19,18% entre 2010 e 2022, de forma que foi de 334.623 para 398.817 habitantes.
Novos postos de trabalho (especialmente nas áreas de indústria e serviços), qualidade de vida e tranquilidade são fatores determinantes para que cada vez mais famílias se firmem no município.
Segundo o Sinduscon, os reflexos já podem ser notados no mercado imobiliário. “Estamos verificando valorização de 15,14% nos apartamentos e 25,45% nas casas quando comparamos os dados deste ano com o mesmo período de 2024”, diz o presidente do sindicato.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Anápolis.