Sobe para três os casos suspeitos de intoxicação por metanol em Goiás; veja o que se sabe
Brasil já reportou mais de 110 casos, mas número continua aumentando a cada hora

Subiu para três o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol em Goiás, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). O primeiro caso foi comunicado pela pasta no início da tarde desta sexta-feira (03), poucas horas antes dos outros dois.
Rasível Santos, titular da SES-GO, detalhou que a primeira paciente tem 25 anos. Ela é de Itapaci, mas estava em uma cachoeira de Guarinos com o pai e o irmão quando consumiu bebidas alcoólicas.
Os dois não apresentaram sintomas, enquanto ela teve dificuldades respiratórias e perda de consciência. A jovem está intubada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu.
Ela precisa passar por hemodiálise e não responde bem às medicações feitas – como o bicarbonato de sódio, usado nesse tipo de quadro.
O segundo caso é de um jovem de 20 anos, que apresentou visão turva, náusea e vômito após beber vodka. Ele está internado desde esta quinta-feira (02) no Hospital Estadual de Formosa.
Já a terceira suspeita é de um homem de 47 anos. Morador de Padre Bernardo, ele está internado em estado grave no Hospital Santa Maria, no Distrito Federal (DF), desde a madrugada desta sexta-feira (03).
O paciente apresenta insuficiência respiratória, rebaixamento do nível de consciência e pneumonia, precisando ser intubado.
Vale ressaltar que o diagnóstico de intoxicação por metanol ainda não foi confirmado em nenhum dos três casos, como explicou Rasível. Exames ainda devem confirmar a suspeita, mas a hipótese se sobressai devido à epidemia registrada no Brasil.
Até às 16h desta sexta-feira, o Ministério da Saúde já investigava 113 casos de intoxicação por metanol após a ingestão de bebida alcoólica. O número ainda deve aumentar – pois não considerava, por exemplo, as suspeitas goianas. Foram registrados 12 óbitos, apenas um confirmado até então.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!