Goiânia tem mudanças no trânsito com novo corredor da Avenida 24 de Outubro

Alterações tiveram como foco agilizar a fluidez do trânsito, sem prejudicar comerciantes da região

Thiago Alonso Thiago Alonso -
Prefeitura implementou mudanças na Avenida 24 de Outubro. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia)
Prefeitura implementou mudanças na Avenida 24 de Outubro. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia)

Uma das principais vias de Goiânia, a Avenida 24 de Outubro, passou por mudanças que devem agilizar a fluidez de quem passa pelo trânsito do Setor Campinas.

As alterações já estão em vigor e tiveram como foco principal o corredor da avenida, onde se concentra a maior parte dos veículos.

Segundo a prefeitura da capital, diversas melhorias foram implementadas ao longo dos 3,8 km de extensão da via, incluindo a adição de um sistema binário junto à Rua da Passagem, entre a Alameda Progresso e a Avenida Tirol, além da readequação completa da sinalização vertical e horizontal.

Também foi implementado o avanço de calçadas nas esquinas, reprogramação da temporização semafórica e ampliação de calçadas na Alameda Progresso, a fim de tornar as travessias mais seguras e acessíveis.

Avenida 24 de Outubro passou por mudanças. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia)

Avenida 24 de Outubro passou por mudanças. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia)

Principais mudanças

Um dos facilitadores na Avenida 24 de Outubro é a rapidez nos semáforos que, agora, tiveram um aumento de quase 30% na velocidade média, priorizando a agilidade ônibus que passam pelo local.

O espaço de estacionamento também sofreu alterações, sendo dividido alternadamente entre os lados direito e esquerdo, a fim de atender demandas de comerciantes, residentes e usuários da estrada.

Também foi implementada a circulação de veículos em dois sentidos — duas faixas em cada um — em um trecho de 3 km entre as avenidas Tirol e Perimetral.

Entre a Rua P-25 e a Rua 220, a Prefeitura também criou um sistema binário junto à Avenida Perimetral, onde foram adicionadas três faixas por sentido em ambas as vias.

O estacionamento por ali também contou com alterações no lado direito na Perimetral e esquerdo na Avenida 24 de Outubro, além da construção de uma alça de retorno para facilitar o fluxo.

Outros 19 cruzamentos semafóricos foram reprogramados e um novo semáforo foi instalado no cruzamento com a Rua Geraldo Ney, a fim de reduzir tempos de espera.

Além das novidades que já estão em funcionamento, a gestão municipal ainda planeja introduzir a área azul — que funciona com estacionamentos rotativos e pagos, custando entre R$ 1,50 e R$ 2,50 a depender do tempo — nos próximos meses.

Por fim, a Prefeitura destacou que não será realizada a implantação de faixa exclusiva para ônibus, como meio de priorizar a dinâmica do comércio e fluxo intenso de veículos.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiânia!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade