Conheça montadora que assumirá lugar da Hyundai na Caoa em Anápolis

Empresa com menos de uma década de história promete grandes feitos e tecnologias, focando em designs futuristas

Natália Sezil Natália Sezil -
Avatr promete produzir carros de luxo.
Avatr promete produzir carros de luxo. (Foto: Divulgação)

Nova montadora parceira da Caoa, em substituição à sul-coreana Hyundai, a também asiática Avatr tem chamado atenção – principalmente diante da expectativa de que ela passe a operar na fábrica de Anápolis em breve.

Vendida como “marca premium de veículos elétricos inteligentes”, a chinesa promete focar em SUVs e sedãs, buscando apresentar modelos de luxo ao público consumidor.

Hoje com operações em cinco continentes, a Avatr ainda tem pouco tempo no mercado: foi fundada em 2018, focada em desenvolver tecnologias e designs futuristas.

Apesar disso, parece estar em constante expansão mundial. Mirando a parceria com a Caoa no Brasil, a empresa baseia os trabalhos em um “tripé” de cidades. Além da sede, possui duas filiais em países diferentes.

O centro global da marca fica em Chongqing, no Sudoeste da China. É onde são concentrados planejamento, pesquisa e desenvolvimento, e fabricação automotiva.

Enquanto isso, o desenvolvimento de software fica focado em Shangai, uma das principais cidades chinesas, e o centro de design fica baseado em Munique, na Alemanha.

A filosofia da marca, conforme apresentações oficiais da Avatr, é garantir experiências fluidas e significativas ao usuário, representando “transformações cíclicas”. Ser “emocionalmente inteligente” é constantemente frisado nos textos oficiais.

Modelos vendidos

Atualmente, a montadora tem cinco modelos diferentes e conta, inclusive, com edições limitadas. Todos eles são nomeados com números.

“Sedã esportivo de luxo”, “SUV de luxo urbano” e “gran coupé de luxo futurista” são as palavras escolhidas para vender o projeto de cada um dos veículos.

Desses, o primeiro a chegar ao Brasil deve ser o Avatr 11, que já foi flagrado passando por testes em São Paulo, em janeiro desde ano. Cupê elétrico, o modelo apresenta pontos de iluminação diferentes no para-choque, três telas de alta resolução e sistema de som premium.

A autonomia varia de acordo com a versão – são cinco, ao total. Nas equipadas com extensor de autonomia, o conjunto de motores elétrico e à gasolina pode viajar por até 1.065 km.

Desconsiderando a combustão, o limite nesses modelos é de 225 km. Já nas versões que não têm extensor, o alcance pode ser de até 815 km.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Anápolis!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade